UNIVERDE em ação

   

Em  ações de  recuperação de  áreas degradadas, a UNIVERDE  já  recuperou  16 hectares  de  áreas  de mata  atlântica, desmatadas  pela  especulação imobiliária, comercialização ilegal de madeira e queimadas. Ações ambientalistas e sociais marcam a existência da UNIVERDE. São mais de 7 mil cadastros no estado do Rio de Janeiro.

Em projetos técnicos patrocinados, voltados para a preservação e reconstituição de ecossistemas, podemos destacar a recuperação de 28 hectares de manguezais devastados nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Magé e Guapimirim,  região metropolitana do Rio de Janeiro (1995).

Nos estabelecimento de ensino, instalados próximos de áreas verdes, foram doadas e plantadas,  232 mil mudas de árvores de diversas espécies características daquele ecossistema (1997).

Concluímos 250 ações sociais voltadas para comunidades mais carentes no município de São Gonçalo, onde as pessoas necessitadas receberam os serviços de diversas especialidades médicas e dentárias nos Bairros de Salgueiro, Itaúna, Itaoca, Boa Vista e Boaçu (1995/2003).

No paisagismo e arborização urbana, foram 14 projetos executados em praças, ruas e avenidas do município de São Gonçalo que apresentam um altíssimo índice de ruídos, poluição atmosférica e poluição visual (1997/2001). 

São mais de 3400 mil hora/aula de educação ambiental em diversos estabelecimentos de ensino, onde além de orientação ambiental, foi difundido a importância da preservação do ecossistema de manguezais (1996/2003).

A criação do projeto REDE AMBIENTAL deu agilidade às ações governamentais, formando uma rede de informações, através da parceria com organizações ambientalistas,  distribuídas nas regiões do Estado do Rio de Janeiro, com estabelecimento comunicação continua, entre os integrantes da rede, identificando e abordando os problemas ambientais entre das mais diversas localidade. 

As informações geradas  pelas ONG das mais diversas regiões do estado, gerenciadas pela UNIVERDE e repassadas, para a Secretaria Estadual do Ambiente, possibilitando assim, o  planejamento de ações a partir dos dados coletados.(2001/2002). 

Em 2010 a coleta do óleo saturado( óleo de  cozinha), completa 3 anos de execução, tornando-se a maior mobilização comunitária de São Gonçalo para reciclagem de óleo vegetal.  A refinaria de Manguinhos é o destino final do material coletado, onde o óleo saturado é reprocessado e adicionado ao Biodiesel.